Aviso

A Ilha da Berlenga

Ilha das Berlengas - À vista desarmada, parece um monte de pedra desolador. Mas à medida que os olhos se vão habituando, vai-se verificando que na verdade estas ilhas são um "Santuário da Natureza".
A ilha das Berlengas, situa-se a 12 Km a Oeste do Cabo Carvoeiro em Peniche, tornando-se num mundo único.
Devido à sua localização, a Berlenga tem dois tipos de clima: o atlântico na parte norte e o mediterrânico na parte sul.
Devido a este facto , a ilha da Berlenga tem uma fauna e flora com características muito particulares.

A flora da ilha das Berlengas é constituída por cerca de 100 espécies de herbáceos e arbustivos, sendo algumas únicas na terra e outras de distribuição bastante restrita.

A fauna da ilha das Berlengas é bastante rica em espécies voadoras, tendo em menor número espécies de vertebrados não voadores.

Em relação às espécies voadoras, as existentes na ilha são: os airos, o corvo marinho de crista, a pardadela, a gaivota de asa escura, as rolas do mar, a coruja do nabal, etc. Por ser uma reserva natural, há certas regras que têm de ser cumpridas; assim não é permitido: transitar fora dos trilhos e caminhos estabelecidos, acampar fora da área de campismo, deitar lixo para o chão e para o mar, foguear, colher exemplares ou parte de exemplares da flora e da fauna locais, introduzir espécies zoológicas e botânicas estranhas ao ambiente, praticar actividades desportivas susceptíveis de provocarem poluição ou ruídos, utilizar amplificadores de som susceptíveis de perturbar a tranquilidade local.

A ilha das Berlengas é um paraíso natural que atrai a visita de centenas de turistas durante toda a época de veraneio.